Segundo passo para a cidadania italiana: Documentação
- Ana Claudia Cavallari
- Jul 19, 2018
- 5 min read
Updated: Aug 9, 2018
Após descobrir se você tem direito ou não a cidadania, chegou a hora de reunir as documentações que comprovem a sua ligação com o seu antenato.

A parte de reunir a documentação pode ser a mais demorada no processo e é nesse momento que muitas pessoas pensam em desistir. E apesar de alguns casos serem mais complicados, não desista. No final toda a procura vai valer a pena.
A primeira dica que eu posso dar e a mais simples é para você conversar com seus familiares. Tente conhecer um pouco mais do italiano, converse com pessoas que o conheceram ou que tenham histórias sobre ele. Tente achar antigos documentos com os familiares mais próximos e vai conhecendo um pouco mais a história dele e consequentemente a sua história, assim além da cidadania, você também vai saber das suas origens.
A segunda dica que pode facilitar bastante a busca e deixa-la organizada é começar pelos seus documentos e ir até o antenato, pois na certidão de nascimento você tem a informação dos seus pais e dos seus avós, na certidão de nascimento dos seu pai/mãe você terá as informações de seus avós e bisavós e assim por diante. Seguindo essa ordem você pode evitar procuras desnecessárias.
Basicamente os documentos necessários para o reconhecimento da cidadania são todas as certidões de nascimento, casamento e óbito das pessoas que ligam você ao antenado, mais a Certidão Negativa de Naturalização (CNN) do antenato. As certidões solicitadas em cartório precisa ser no formato de inteiro teor.
Por exemplo o meu caso os documentos foram:
Minha certidão de Nascimento;
Certidão de nascimento e casamento do meu pai;
Certidão de nascimento, casamento e óbito do meu avô;
Certidão de nascimento, casamento, óbito e CNN do meu bisavô.
No total foram 10 certidões para o meu processo de reconhecimento da cidadania italiana.
As certidões no Brasil
As certidões no Brasil acabam sendo as mais fáceis de conseguir e como eu falei mais acima, você inicia pela sua certidão de nascimento onde terá o nome dos seus pais e dos seus avós. Em seguida você pegará a certidão de nascimento do seu pai/mãe onde terá as informações dos seus avós e bisavós e assim você faz até o antenado.
Após ter as certidões de nascimento você começa a solicitar as certidões de casamento, começando pela sua se for o caso, ou pela do seus pais e assim por diante.
Por último você pegará as certidões de óbito que forem necessárias.
Lembre-se que essas certidões são apenas das pessoas que fazem parte da linha sanguínia do antenato, ou seja, não precisa das certidões dos cônjuges.
As certidões na Itália
Essa é com certeza a parte mais difícil, pois muitas vezes não sabemos exatamente de onde veio o nosso antenato, muitas vezes só sabemos a província, e na Itália existem muitos comunes possíveis dentro de uma província, e dependendo do ano que seu antenato nasceu, poderia não haver nem um comune e ele foi registrado em uma igreja, o que pode dificultar um pouco mais a sua procura. E para começar a descobrir de onde ele veio exatamente, você precisa saber a data, ou apenas o ano, mais provável que ele nasceu, você conseguirá isso em sua certidão de casamento ou óbito.
3 locais para localizar o comune do seu antenato:
- O primeiro lugar que você pode localizar alguma informação do seu antenato é no site do Memorial do Imigrante. O Memorial é o local onde os imigrantes ficavam inicialmente quando emigravam de outros países. Entrando no site você consegue inserir os dados do seu antenato e poderá achar o seu registro de entrada. Caso consiga achar no site, é só você fazer uma solicitação que eles enviarão para você por correio, e nesse documento você terá algumas informações básicas e importantes, como nome, idade, de onde veio e com quem veio.
- Caso não consiga no Memorial, você pode tentar localizar algum documento no site do Family Search, lá existem muitos arquivos de diversos imigrantes em vários lugares do mundo. Com o nome e a data aproximada de nascimento é possível pesquisar se há algum documento do seu antenato que foi anexado ao site.
- O último local que você pode encontrar alguma informação são nos Arquivos Públicos que existem em alguns lugares do Brasil, como por exemplo em São Paulo, Rio de Janeiro e no Paraná. Seu antenato pode ter entrado por outro local que não no memorial ou em outro Estado, então pode ter alguma informação sobre ele em algum Arquivo Público.
Comune ou Parrochie
Após conseguir a data e o local de nascimento do seu antenato, é hora de entrar em contato com o comune onde ele nasceu para pedir a sua certidão de nascimento. Como eu falei, dependendo do ano em que ele nasceu, ele pode ter sido registrado em uma igreja da cidade, uma parrocchia, ou em um comune, caso ele tenha nascido após a implantação do registro civil na cidade de onde ele veio.
O primeiro passo é entrar em contato com o comune onde ele nasceu para ver se tem a certidão de batismo, caso a resposta seja positiva, você pode pedir que essa seja enviada para você por correio. No meu caso o comune não cobrou nada pelo envio e em menos de 1 mês chegou a certidão na minha casa.
Para entrar em contato com o comune é só procurar na internet o site e dentro dele localizar o e-mail do Ufficio di Stato Civile, que é onde você irá requerer a certidão. Não fique ansioso caso a resposta demore um pouco, é normal e tem que ter paciência.
Caso o seu antenato tenha nascido antes da implantação do registro civil, você poderá ter um pouco mais de trabalho, afinal você terá que falar com um padre e não com um órgão público organizado para tal trabalho.
O primeiro passo será achar a igreja, conseguir o e-mail do padre e então mandar a solicitação pela certidão de batismo do seu antenato. Esse certificado só será válido se tiver a assinatura do padre autenticada pela cúria metropolitana. Então não esqueça de educadamente pedir que essa autenticação seja feita.
Para conseguir a igreja você deverá acessar o site chiesacattolica.it e ir na aba Diocesi e Parrochie. Nessa seção do site você irá selecionar a região e achará o site da Diocesi, que te dará a informação sobre a parrocchie e o endereço fisico e/ou e-mail do padre. Caso o padre não tenha e-mail, você precisará mandar uma carta solicitando a certidão.
Certidão Negativa de Naturalização
Após conseguir todas as documentações, a última coisa que você não pode esquecer de verificar é se o seu antenato se naturalizou brasileiro, caso ele tenha se naturalizado, você ainda terá direito se o filho dele nasceu antes dessa naturalização.
Para conseguir essa certidão você precisa acessar o site do Ministério da Justiça, no departamento de estrangeiros, colocar as informações do seu antenato e verificar a não naturalização. O certificado deve conter todas as eventuais variações de nome e sobrenome do antenato presente nas certidões. Após a emissão desse documento, você terá um arquivo que no final vai aparecer um link onde você deverá acessar para autenticar esse documento.
Você está pronto!
Agora com todos os documentos em inteiro teor em mãos mais a CNN autenticada, você está pronto para traduzi-los (não esquecer que precisa ser com um tradutor juramentado) e apostilar no cartório os documentos originais e as traduções.
Precisa de ajuda com seus documentos?
Entre em contato conosco pelo italianosnomundo@gmail.com que iremos te ajudar.
Comments