10 Duomos imperdíveis no Norte da Itália
- Ana Claudia Cavallari
- Dec 6, 2018
- 5 min read
Updated: Dec 7, 2018
A Itália é um dos países mais católicos do mundo e grande parte de suas atrações turísticas mais famosas e impressionantes são igrejas.
Cada comune tem a sua Catedral principal, o Duomo em italiano, que merecem sempre ser visitados. Essas catedrais normalmente guardam grande parte da riqueza e história do comune, e são de uma beleza imperdível. Por isso hoje decidimos separar 10 Duomos que merecem um espaço no seu roteiro na sua próxima viagem.
Dica: A maioria das igrejas na Itália tem regras de vestimenta, ou seja, não é permitido entrar com regatas ou bermudas/saias/vestidos acima do joelho, por isso, em épocas de muito calor, tenha sempre com você um lenço para jogar nos ombros ou amarrar na cintura.
Florença - Catedral de Santa Maria Del Fiore

A Basílica de Santa Maria Del Fiore se destaca por sua fachada de mármore, seu estilo gótico e sua grandiosa cúpula de tijolos de Brunelleschi. Por muito tempo esse foi considerado o maior Duomo do mundo e hoje se encontra em quarto lugar, atrás de San Pietro de Roma, St. Paul de Londres e o Duomo de Milão. Ela é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A Basílica começou a ser construída em 1296. Em 1418, Filippo Brunelleschi solucionou o problema de construir uma cúpula que conseguiria vencer um vão de 41 metros, e apenas em 1887 a fachada foi finalizada com o desenho atual, totalmente de mármore. Diferente de outras igrejas, o Duomo de Firenze contém obras não religiosas e não há capelas privadas para famílias importantes, e isso se dá pois sempre foi considerado um lugar público para os cidadãos. Ao contrário do seu exterior, o interior da Catedral é super simples e causa um grande contraste.
Localização: Piazza del Duomo.
Visita: De segunda a sexta das 10:00 as 17:00, sábado das 10:00 as 16:45 e domingo das 13:30 as 16:45.
Site oficial: www.ilgrandemuseodelduomo.it/monumenti/1-cattedrale
Milão - Santa Maria Nascente

Com certeza quando se pensa em Milão, a primeira coisa que vem a cabeça é o seu Duomo de características marcantes. Ele começou a ser construído em 1386 e demorou 500 anos para ser finalizado. Foi construído em estilo gótico e todo em mármore branco-rosa de Candoglia.
Seu interior é tão impressionante quanto o seu exterior, com uma grandiosidade impressionante. A estátua mais famosa da igreja é a que representa a história de um santo, que depois de diversas tentativas de mata-lo, conseguiram apenas após tirar toda a sua pele, deixando-o em carne viva.
Localização: Piazza del Duomo.
Visita: Todos os dias das 8:00 as 19:00.
Site oficial: www.duomomilano.it/en/
Veneza - Basílica de São Marcos

O Duomo de Veneza se encontra na única praça da cidade, que foi descrita por Napoleão como o salão mais belo da Europa, e não é de duvidar, todos os prédios ao entorno da praça são grandiosos e lindos. Uma cidade tão romântica não poderia ter uma praça diferente, que arranca suspiros, ainda mais com essa Basílica.
A Basílica foi construída em 1063 em estilo bizantino. Seu interior é todo revestido de mosaico e ouro, assim como o piso. Infelizmente não é permitido tirar foto no interior da Basílica, mas sua entrada é gratuita e apenas alguns espaços em seu interior são pagos, como atrás do altar onde há o Palad'oro, um painel coberto por ouro e pedras preciosas do século X.
Localização: Piazza San Marco.
Visita: Todos os dias das 9:30 as 17:00.
Site oficial: www.basilicasanmarco.it/?lang=en
Siena - Catedral de Santa Maria Assunta

Admito que essa Catedral me pegou de surpresa, por sua fachada mas principalmente por seu interior. Ela foi construída entre 1220 e 1370 em estilo romântico-gótico com exterior e interior de mármore branco e verde escuro, que representa as cores de Siena.
É possível reparar que a fachada são na verdade duas diferentes. Sua parte inferior é do século XIII e em estilo romântico, já a parte superior é do século XIV e em estilo gótico, sendo muito mais decorada.
Assim como seu exterior, o interior é de abrir a boca. É tanta grandiosidade e detalhes, desde o chão até o teto, é de se perder em tanta beleza. Muitas esculturas que estão dentro da Catedral são de Donatello e Michelangelo que só agregam mais a sua aparência marcante.
Localização: Piazza del Duomo.
Visita: Todos os dias das 9:30 as 17:00.
Site oficial: operaduomo.siena.it/it/
Bolonha - Basílica de São Petrônio

São Petrônio é o padroeiro de Bolonha e a construção de sua Basílica deu início em 1390 e teve fim em 1650, sem finalizar a sua fachada. Os tijolos da parte superior estão escurecidos por causa do tempo e a parte inferior é coberta de pedra d'Istria e mármore rosa. Ela é considerada a sexta maior igreja da Europa e foi construída para ser maior que a Basílica de São Pedro, em Roma, mas devido a desvio de recursos, o projeto foi reduzido e a fachada nunca foi finalizada.

Seu interior é grandioso mas acolhedor. Apesar de parecer simples, suas 22 capelas laterais são ornadas com mármore, afrescos, quadros e vitrais lindíssimos. Essa Basílica já passou por duas tentativas de ataques terroristas por causa de um de seus afrescos, de Giovanni da Modena, que retrata Maomé no inferno. Essa pintura se encontra na Capela IV, da Família Magi, e representa o céu e o inferno, e teve como inspiração a obra de Dante Alighieri. O pintor decidiu colocar Maomé sendo torturado no inferno e para não restar dúvidas ele escreveu Mohamed ao lado do corpo. É por isso que há sempre carros de polícias e muita segurança na porta. Apesar da entrada ser gratuita, é preciso pagar para se visitar essa capela.
Localização: Piazza Galvani, 5.
Visita: Todos os dias das 7:45 as 18:30.
Site oficial: www.basilicadisanpetronio.org/
Orvieto - Dedicada a Virgem Maria

A Catedral de Orvieto começou a ser construída em 1290 e demorou três séculos para ser finalizada. Seu estilo é uma evolução do romântico ao gótico e sua fachada é decorada com mosaicos de ouro. Seu interior é grandioso e com muitas obras de artes, revestido com linhas de basalto escuro e mármore branco até uma altura de 1,5m, para cima as linhas foram pintadas em imitação no século XIX.
Localização: Piazza del Duomo.
Visita: Todos os dias das 9:30 as 18:00.
Site oficial: www.opsm.it/
Ravena - Basílica de São Vital

A Basílica de São Vital é o cartão postal da cidade e um dos exemplares mais importantes da arte e arquitetura bizantina, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Começou a ser construída em 525 e sua obra foi finalizada em 548. A Basílica ficou mais famosa por seu interior, que apresenta uma grande riqueza de mosaicos bizantinos.
Localização: Via San Vitale, 17.
Visita: Todos os dias das 9:00 as 19:00.
Site oficial: www.ravennamosaici.it/
Pisa - Catedral de Pisa

A Catedral foi construída em estilo romântico e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A sua construção teve inicio em 1064 sobre uma catedral de 1006, e teve como financiamento a fortuna adquirida na batalha contra muçulmanos em Palermo, e só teve continuação devido a uma doação do imperador bizantino. É possível ver a preocupação com cada detalhe, desde a fachada até cada elemento interno.
Localização: Piazza del Duomo.
Visita: Todos os dias das 10:00 as 20:00.
Site oficial: www.opapisa.it/
Parma - Catedral de Santa Maria Assunta

Confesso que a Catedral de Parma foi uma grande surpresa. Por fora ela parece simples e sem muitos detalhes, e o batistério acaba chamando mais a atenção por ser todo de mármore, mas por dentro é uma surpresa. Internamente ela guarda uma riqueza de detalhes em ouro e uma grandiosidade não esperada.

A Catedral foi construída em 1106 em estilo romântico e internamente tem grande influencia do renascimento com algumas capelas em estilo gótico.
Localização: Piazza Duomo.
Visita: Todos os dias das 10:00 as 19:00.
Site oficial: www.piazzaduomoparma.com/
Bolzano - Bozner Dom

Bolzano é uma cidade italiana quase com fronteira na Áustria e que recebe grande influencia do país vizinho. Seu Duomo, grande destaque para quem está na Piazza Walther, foi construído no séc XIII em estilo românico e passou por uma reforma em estilo gótico, sendo dedicado a Santa Maria Assunta.
É muito legal visitar uma cidade que se encontra perto de uma fronteira e onde é possível ver as influências geradas. Bolzano é uma cidade italiana muito diferente, começa pela sua paisagem, a culinária e principalmente a língua, que ao invés do italiano, a língua mais falada é alemão. Com a arquitetura não poderia ser diferente. Percebe-se grande influencia em toda a cidade, principalmente em seu Duomo.
Localização: Piazza Duomo.
Visita: Todos os dias das 10:0 as 17:00.
Site oficial: dompfarre.bz.it/
Comments