top of page

Dia de San Valentino, quem é e porque comemoramos o dia do amor hoje?

  • Writer: Ana Claudia Cavallari
    Ana Claudia Cavallari
  • Feb 14, 2019
  • 3 min read

Apesar de no Brasil a gente comemorar o dia dos namorados no dia 12 de junho, o dia 14 de fevereiro é considerado o dia de São Valentim, sendo o dia dos namorados em muitos lugares do mundo, como na Itália. Mas quem é Valentim e porque hoje é considerado o dia dos namorados?

Infelizmente não existe uma resposta oficial para essa pergunta, tanto que for falta de dados concretos, a data não é mais celebrada pela igreja católica. Mas mesmo não existindo uma versão oficial, temos algumas lendas em torno desse santo tão conhecido que torna o dia muito mais especial.


A primeira lenda em torno desse dia vem de um ritual pagão antigo e a data foi criada para substituir esse ritual que homenageava a fertilidade da terra e dos homens. O mês de fevereiro era a época da preparação para o período de renascimento, e é quando aconteciam as festas em homenagem a Luperco, o deus protetor dos campos e rebanhos, no dia 15 de fevereiro, ou seja, 5 semanas antes da primavera na época. Nessa festa os homens solteiros sorteavam o nome de uma mulher solteira (que havia sido escrito e colocado em um recipiente no dia anterior) para ser seu par durante o evento, que podia durar um ano, e caso desse certo, podia se transformar em amor verdadeiro e resultar no casamento. Para substituir essa tradição, o papa Gelasio no século V iniciou a celebração de San Valentin no dia 14 de fevereiro.


Outra lenda sobre esse santo, é de que ele sempre colocava o amor em primeiro lugar, e foi o primeiro a realizar um casamento entre um um pagão e uma cristã.


Uma das lendas mais conhecidas é de um bispo chamada Valentim de 197 que tinha paixão por jardinagem, e todo dia ele abria as portas do seu jardim para as pessoas da cidade poderem ver e colher flores. Certo dia o bispo estava caminhando e encontrou um casal discutindo e decidiu oferecer uma flor a eles, que no mesmo instante pararam de brigar. Algum tempo depois o casal decidiu casar e chamou o Bispo Valentim para celebrar o casamento deles, e todos da cidade comemoraram que o bispo havia ajudado na reconciliação do casal.


A lenda mais famosa em torno desse santo vem do Império Romano, no século III. O imperador Cláudio II precisava atrair mais jovens para o exército durante o período de guerras e decidiu proibir o casamento. O imperador acreditava que essa atitude iria incentivar os meninos a se alistar para o exército, pois para ele jovens solteiros eram mais motivados para cumprir seus deveres e obrigações do que os soldados casados e com famílias. Um sacerdote chamado Valentim não concordou com essa medida e decidiu continuar casando os casais apaixonados, e quando foi descoberto, foi condenado a morte. Durante sua prisão, enquanto esperava uma sentença, muitos jovens passavam por onde ele estava para jogar flores e bilhetes, daí a tradição de entregar flores e bilhetes de amor nesse dia.


A partir da lenda do Império Romano, outra lenda foi criada, que enquanto ele estava preso, acabou se apaixonando pela filha de um de seus carcereiros que era cega. Ela ia visita-lo com presentes e comida e todo dia ele rezava para que ela se curasse. Certo dia ela milagrosamente recuperou a visão e todos da sua família se converteram ao cristianismo. O imperador descobre e nada feliz decide adiantar o dia de sua execução, que acontece no dia 14 de fevereiro, o dia em que se comemora esse santo do amor, que sempre se arriscou pelo amor dos outros mas nunca pode viver o seu. Dizem que no dia da sua execução, ele escreveu um bilhete para sua amada e assinou como “seu Valentim”, assinatura usada em muitos países até hoje em bilhetes no dia dos namorados.


E você, já conhecia essa história?

Conhece alguma outra lenda em torno desse santo?

Comments


Sobre nós

Apaixonados pela Itália, nós do Italianos no mundo queremos conectar os amantes desse país com informação.

 

bottom of page