A encantadora Toscana - Florença
- Ana Claudia Cavallari
- Nov 1, 2018
- 7 min read
Updated: Nov 2, 2018
Florença fica na Toscana, uma das regiões mais encantadoras da Itália, e é a maior cidade da região, que foi por muito tempo considerada a capital da moda, perdendo hoje para Milão.
Florença é considerada ainda hoje o berço do Renascimento italiano, sendo uma das cidades mais bonita do mundo. É uma cidade que respira história e arte, perfeita para caminhar livremente pelas suas ruas, com arquiteturas deslumbrantes. Com certeza uma cidade que deveria estar no roteiro de todo mundo, pelo menos por um dia.
Neste post vamos passar os principais pontos turísticos para se conhecer, se você tiver pelo menos um dia na cidade, mas com certeza recomendo planejar ficar alguns dias em Florença. Isso porque esse comune abriga uns dos melhores museus de arte da Itália, e do mundo, tão importantes que é preciso comprar os ingressos com meses de antecedência, e mesmo assim você pode não conseguir. Seus museus guardam as riquezas e obras de diversos artistas importantes e a visita pode ocupar dias do seu roteiro, que com certeza vai valer a pena.
Basílica de Santa Maria del Fiore

A primeira parada em Florença é com certeza no seu cartão postal, o Duomo, que impressiona com a sua grandiosidade e beleza. A entrada é gratuita, então não se assuste por ver uma grande fila em sua porta, o lado positivo é que a fila anda rápido e isso te garante tempo para reparar em cada detalhe da sua fachada.
A Catedral é a terceira maior igreja do mundo e era a maior da Europa quando foi finalizada no século XV. Ela foi construída sobre a Basílica de Santa Reparata (que você pode visitar seus restos arqueológicos no subsolo da Catedral). Os diferentes estilos encontrados na construção se deve ao longo período que demorou para essa Catedral ser construída.
Um grande ponto de importância da catedral é sua cúpula, projetada por Filippo Brunelleschi em 1418 e construída entre 1420 e 1434. O que desperta tanto interesse nessa cúpula é que ela tem 45,5 metros de diâmetro e é feita apenas por tijolos que se auto sustentam, tendo no seu exterior apenas uma cobertura que serve de proteção ao vento. O interior da cúpula é revestido por afrescos de Giorgio Vasari e Federico Zuccari.
Outro ponto importante de se visitar é a Torre do Sino, construída entre 1334 e 1359, um projeto de Giotto, considerada o exemplo mais importante da arquitetura gótica do século XIV de Florença, e considerado um dos campanários mais bonitos da Itália. Em seu topo existe um terraço que garante a melhor vista panorâmica de Florença.
Localização: Piazza del Duomo.
Visita: Todos os dias das 10:30 as 16:30.
Site Oficial: www.ilgrandemuseodelduomo.it
Batistério de San Giovanni

Assim como o Duomo, o batistério chama atenção por sua fachada toda em mármore e por sua porta de bronze com 10 painéis que representam passagens bíblicas. A porta que vemos hoje é uma réplica da original que se encontra no Museu Dell'Opera Del Duomo.
O Batistério de São Giovanni é um dos mais antigos de Florença. O ponto que mais chama atenção ao entrar no edifício é a sua cúpula revestida por mosaicos. Essa é considerada uma das maiores cúpulas do mundo decoradas com essa técnica.
Localização: Piazza del Duomo.
Visita: Todos os dias das 8:15 as 10:15 e das 11:15 as 19:30.
Site Oficial: www.ilgrandemuseodelduomo.it
Chiesa di Santa Maria Novella

Próxima a estação de trem de Florença fica a Piazza di Santa Maria Novella, onde fica a Chiesa di Santa Maria Novella. Essa igreja do século XIII tem grande importância artística, pois tem obras de artistas famosos como Giotto, Brunelleschi e Michelangelo. Por esse motivo ela é considerada uma igreja-museu, tendo horários específicos para visitas turísticas e para a missa.
Localização: Piazza Santa Maria Novella, 18.
Visita: De abril a setembro das 9:00 as 19:00 e de outubro a março das 9:00 as 17:30.
Site Oficial: www.smn.it/ Basílica de São Lourenço

A Basílica de São Lourenço é obra de Filippo Brunelleschi e foi construída sobre uma igreja de 393, a mais antiga da cidade. As obras se iniciaram em 1419 e finalizaram em 1460, e foi patrocinada pela Família Médici. Antigamente o mausoléu da Família Médici tinha acesso direto pela Basílica, mas esse acesso foi fechado.
Localização: Piazza di San Lorenzo, 9.
Visita: De segunda a sexta das 10:00 as 17:00 e domingo das 13:30 as 17:30.
Site Oficial: www.basilicadisanlorenzofirenze.com
Capela dos Médici

A Capela Médici é o mausoléu dessa família que dominou a cidade no século XVI. Se transformou em museu do Estado em 1869, mas faz parte do complexo da Igreja de São Lourenço. O museu é composto por uma sacristia projetada por Michelangelo, uma capela e a cripta dos membros da Família Médici, em que os túmulos são decorados com esculturas de Michelangelo. O museu também contém tesouros da Basílica de São Lourenço.
Localização: Piazza di Madonna degli Aldobrandini, 6.
Visita: Todos os dias das 8:15 as 16:50.
Site Oficial: www.bargellomusei.beniculturali.it/musei/2/medicee/
Chiesa Orsanmichele

O local onde fica localizado a igreja hoje era antigamente um mercado de grãos que foi transformado em igreja em 1404. Quando ainda era mercado, foi feito um concurso para escolher as melhores obras de santos padroeiros para decorar as fachadas. As 14 estátuas escolhidas representam santos diferentes e foram feitas por artistas como Giambologna, Verrocchio e Donatello. As que vemos hoje são réplicas e as originais se encontram no museu que fica no primeiro andar da igreja.
Localização: Via dell'Arte della Lana.
Visita: Todos os dias das 10:00 as 16:50.
Site Oficial: www.bargellomusei.beniculturali.it/musei/3/orsanmichele/
Casa di Dante

A Casa de Dante é um museu com reproduções de obras do Dante Alighieri, um poeta e escritor considerado o pai da língua italiana, e autor da "Divina Comédia", uma das obras mais importantes da literatura mundial. Ao lado do museu fica a Chiesa de Santa Margherita dei Cerchi, conhecida como Igreja de Dante, que se tornou ponto de peregrinação dos fãs do poeta e para quem sofre de amor não correspondido.
Localização: Via Santa Margherita, 1.
Visita: De novembro a março das 10:00 as 17:00 e de abril a outubro das 10:00 as 18:00.
Site Oficial: www.museocasadidante.it/
Badia Fiorentina

A Abadia foi fundada em 978, e em 1307 teve uma parte demolida como punição aos monges por não pagaram impostos. Mas entre 1310 e 1330 o edifício passou por uma reforma que incluiu traços góticos em seu campanário. A Torre da Badia Fiorentina é um destaque na paisagem de Florença por ser um dos edifícios mais altos da cidade. Ela fica é o primeiro mosteiro de Florença.
Localização: Via del Proconsolo.
Visita: Todos os dias das 15:00 as 18:00.
Site Oficial: jerusalem.cef.fr/it/firenze-la-badia
Museu Bargello

O museu se localiza no antigo Palazzo del Podestà, construído originalmente para ser uma fortaleza, que passou a ser uma prisão e por fim se tornou o primeiro museu nacional italiano dedicado a arte medieval e do renascimento. E não é qualquer museu, é um dos mais importantes da cidade, em seu interior é possível ver esculturas dos mais importantes artistas do Renascimento, como Donatello, Luca della Robbia, Verrocchio e Michelangelo.
Localização: Via del Proconsolo, 4.
Visita: Todos os dias das 8:15 as 16:50.
Site Oficial: www.bargellomusei.beniculturali.it/musei/1/bargello/ Piazza della Signoria

A Piazza della Signoria fica no coração de Florença e foi construída entre 1560 e 1575, sendo um importante centro político da cidade e palco de diversas comemorações. Além da sua importancia para a cidade, é considerada também um museu ao céu aberto, com três estátuas importantes, de Netuno, de David (réplica da original) e a de Hércules e Caco. Nela se encontram alguns dos principais monumentos de Florença, como o Palazzo Vecchio, a Logia dei Lanzi, o Palácio Uguccioni e o Tribunale della Mercanzia.
Localização: Piazza della Signoria
Palazzo Vecchio
O Palazzo Vecchio é hoje a sede da prefeitura e é possível fazer um tour por ele, incluindo nesse tour a passagem secreta que liga ele ao Palazzo Pitti. Em sua entrada existe a réplica da estátua de David de Michelangelo e Hércules e Caco.
Localização: Piazza della Signoria.
Visita: De outubro a março das 9:00 as 19:00 e de abril a setembro das 9:00 as 23:00.
Site Oficial: museicivicifiorentini.comune.fi.it/palazzovecchi
Loggia dei Lanzi

A Logia dei Lanzi é um museu aberto com diversas estátuas interessantes, além de ser um ótimo lugar para sentar e admirar a praça a sua frente.
Localização: Piazza della Signoria.
Galleria Degli Uffizi

A Galeria Uffizi é o museu mais importante e famoso de Florença, e um dos mais importantes do mundo. Para se visitar é preciso comprar o ingresso com antecedência, que se pode fazer pelo site oficial. Muitas pessoas passam horas na fila na esperança de conseguir comprar um ingresso para conseguir visitar o museu.
O edifício foi construído por Vasari em 1560 para abrigar os gabinetes administrativos e legais da cidade. O edifício conta com um corredor que o conecta ao Palácio Pitti, até então residência da Família Médici. Durante os anos a Família Médici foi acumulando em seu interior obras de artes e artigos importantes para a história da cidade.
Localização: Piazzale degli Uffizi, 6.
Visita: De terça a domingo das 8:15 as 18:50.
Site Oficial: www.uffizi.it/gli-uffizi
Ponte Vecchio
A ponte Vecchio é a passagem que liga o Palazzo Vecchio ao Palazzo Pitti sobre o rio. Inicialmente as lojas ao longo da ponte eram ocupadas por açougueiros, para preservar a higiene pública no restante da cidade, mas em 1596 Ferdinando I determinou o fim da ocupação por açougueiros, por conta do mal cheiro, e a ponte passou a ser ocupada por joalharias. Em cima da ponte existe o Corridoio Vasariano, passagem "secreta" que liga o Palazzo Vecchio ao Palazzo Pitti.
Localização: Ponte Vecchio.
Palazzo Pitti

O Palácio tem grande importância primeiro por ter sido a residência da Família Médici, e também por ter sido usado como quartel general de Napoleão durante sua invasão. Pelo Palácio é possível ter acesso ao Jardins de Boboli, que contém diversos pontos importantes como um anfiteatro onde ocorreu a primeira apresentação de ópera da história.
Localização: Piazza de' Pitti, 1.
Visita: De terça a domingo das 8:15 as 18:50.
Site Oficial: www.uffizi.it/palazzo-pitti
Loggia del Mercato Nuovo
O mercado novo na Piazza della Repubblica é composto por várias barracas vendendo todo tipo de coisa, como roupas, bolsas, malas, mochilas e souvenir. Um ponto turístico que atrai muita gente é o Porcellino, uma estátua de bronze em frente ao mercado que carrega uma lenda consigo. Se você passar a mão no focinho dele, você terá prosperidade, e se você colocar uma moeda na boca dele e ela cair dentro da fonte, então você terá boa sorte.
Localização: Piazza del Mercato Nuovo.
Visita: Todos os dias das 9:00 as 18:30.
Site Oficial: www.mercatodelporcellino.it
Comments