Dicas para ter uma viagem tranquila na Itália
- Ana Claudia Cavallari
- Nov 30, 2018
- 7 min read
Se é a sua primeira viagem ou não para a Itália, muitas vezes ficamos inseguros com a nossa viagem, por não saber a língua ou até a cultura do local. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você ir preparado na sua próxima viagem.

Primeiras dicas
- Tenha certeza que você está levando todos os documentos necessários. Primeiro o passaporte válido; um comprovante financeiro para o período da sua estadia, ou seja, algo que comprove que você tem dinheiro o suficiente para se manter durante o período da sua viagem (como dinheiro, cartão de crédito internacional ou saldo de cartão pré-pago. Pode ser pedido na imigração); comprovante das reservas dos hotéis ou carta convite do local aonde você vai ficar; seguro viagem; e passagem de volta. Lembrando que brasileiros podem ficar na Itália até 3 meses sem precisar de visto.
- Algo importante de se fazer quando você vai a qualquer país é aprender a falar o básico para se comunicar com educação, como:
Bom dia/oi - Buongiorno.
Tchau - Arrivederci.
Por favor - Per favore/Prego.
Obrigada - Grazie.
De nada - Prego.
Licença/Desculpa - Scusi.
- Na Itália você encontra com facilidade para comprar chip para o seu celular com plano básico que te dê acesso a internet. Geralmente custa entre 20 e 30 euros e só é preciso apresentar o seu passaporte.

Quando ir
- Pesquise bem o clima da data da sua viagem, assim você consegue fazer uma mala apenas com o necessário. Não leve muita coisa na ida, assim você terá espaço para trazer as suas compras.
- Maio é um dos meses mais procurados pelos turistas, pois tem um clima mais agradável;
- Julho e agosto são os meses mais quentes, mas também os dias são mais longos, com claridade até 20:00. Fique atento que a semana do dia 15 de agosto é o feriado Ferragosto, então muitos comércios não funcionam nessa época e é quando os italianos tiram férias e vão para a praia, que estarão lotadas.
- Outubro é um mês com mais chuvas, com um clima agradável, um pouco mais pro frio.

Roteiro
- A principal dica na hora de montar o seu roteiro é: Não tente fazer o país inteiro em uma viagem. A Itália tem muito a oferecer, atração para todos os gostos e idades, e muita beleza. É normal na hora de montar o roteiro ficar confuso e querer visitar todas as cidades em uma só viagem, mas acredite, não vale a pena. No final você vai ter passado por várias cidades mas não vai ter conhecido nenhuma direito. O ideal é reservar tempo para conhecer bem cada cidade. Algumas cidades menores, como Pisa e Siena, é possível ver em um dia, mas outras oferecem tantas opções, como Roma e Milão, que é preciso reservar mais tempo. Então a minha dica é: escolha uma região e conheça-a bem, e volte sempre que puder para conhecer uma nova região.
- Se você for para a Itália em alta temporada, planeje bem as suas visitas. Os pontos turísticos mais famosos serão os que terão mais filas e menos ingressos, ou seja, a melhor dica que posso dar é comprar com antecedência. Você evitará as filas na entrada e não correrá o risco de ficar sem entrar.

Onde ficar
- Quando estiver planejando a sua viagem, tente escolher uma cidade base que te permita fazer bate e volta para outras cidades que você tem interesse em conhecer, assim você evita trocas de hotéis desnecessárias. Lembre-se que você acaba perdendo muito tempo do seu dia com arrumar a mala e fazer check-in e check-out dos hotéis.
- Tente se hospedar próximo ao centro histórico da cidade. Assim você estará perto dos principais pontos turísticos e do transporte público.
- Quando for reservar o seu hotel, evite áreas que sejam próximas de estações de trem, essas áreas tendem a ser um pouco perigosas.

Cuidados
- Apesar de ser um país seguro e tranquilo para se visitar, é precisa tomar cuidado com as suas coisas. Na Itália é difícil ter assalto com uso de força ou armas, mas é muito comum ter os furtos rápidos. Quando você está distraído em um ponto turístico ou no transporte publico, alguém pode pegar sua carteira, celular, ou algum bem seu, sem você ao menos perceber. Então fique sempre atento aos seus pertences.

Locomoção
- O melhor meio de transporte para se locomover entre as cidades da Itália é o trem, principalmente em longas distâncias.
- Após comprar o seu bilhete na estação de trem, você irá reparar que não há catracas antes de entrar no trem, mas isso não significa que você pode comprar o seu bilhete e entrar direto no vagão. Antes de pegar qualquer trem você deve validar o seu bilhete em algumas das diversas máquinas que ficam na estação. Você deve inserir o bilhete no lado indicado e esperar pela impressão da data e hora. Caso você não faça isso e passe um funcionário pedindo pelo seu bilhete, você deverá pagar uma multa que pode ser entre 50 a 100 euros. Ou seja, nunca esqueça de validar o seu bilhete e não o jogue fora, guarde-o até chegar ao seu destino final.
- Caso você esteja viajando dentro de uma região, e as distâncias sejam pequenas, o carro pode ser uma boa opção. Te dará mais liberdade, mas terá mais custos com gasolina, pedágio e estacionamento.
- Se escolher o carro, preste muito atenção nas zonas de tráfego limitado. Muitos centros históricos são proibidos para carros, e muitos estacionamentos são apenas para residentes do local. Caso você entre em alguma rua de tráfego limitado, você será multado. Por isso evite os centros históricos das cidades e procure estacionar fora dos centros, e vá caminhando até ele.
- Outra coisa importante de se saber ao alugar carro na Itália é que a maioria dos postos de gasolina são self-service, ou seja, você mesmo paga e coloca gasolina no seu carro. O posto pode ser tanto de você pagar direto na máquina e depois colocar a gasolina, ou você irá pagar dentro do posto para um atendente e depois irá colocar gasolina no seu carro.
- Ao pegar estrada de carro na Itália é importante saber que o pedágio é cobrado por km percorrido, ou seja, você pega um papel no início da estrada e ao sair da estrada você paga o equivalente ao total que foi percorrido. Não esqueça de ter sempre dinheiro com você para pagar os pedágios.

Vestimenta
- Nunca esqueça de levar os seus calçados mais confortáveis. Na Itália se anda muito, e essa é uma das melhores coisas a se fazer por lá. Andar bastante e sem rumo, conhecendo cada detalhe, e por isso é importante estar confortável. É importante também pois as ruas são muito antigas, e muitas são feitas de pedras irregulares, que tornam a caminhada um pouco difícil.
- A Itália é um país muito católico e grande parte das suas atrações turísticas são igrejas, portante lembre-se de se vestir com respeito. Muitas não permite a entrada com ombros e costas amostras, assim como bermudas, saias ou vestidos acima do joelho. A dica é sempre levar consigo um lenço para cobrir os ombros ou para amarrar na cintura, principalmente no verão.

Comer e beber
- Quer comer como um local? Então fuja dos restaurantes ao redor dos pontos turísticos e procure bairros próximos ao centro, mas afastados das atrações mais populares.
- Os italianos levam a culinária muito a sério, e é exatamente por isso que seus pratos são famosos no mundo inteiro. Quando você vai a um restaurante na Itália, será muito difícil que aceitem fazer alguma troca de ingrediente no seu prato, como fazemos muitas vezes no Brasil.
- Se você pedir queijo ralado para adicionar no seu prato, não estranhe ao receber uma resposta negativa. Como mencionamos acima, a culinária é levada a sério e cada ingrediente adicionado ao prato tem o seu papel, e muitas pastas não levam o queijo ralado, e o garçom irá se recusar a trazer para você adicionar ao seu, já que isso vai mudar o sabor proposto.
- Não se assuste ao perceber que a pizza é individual e não compartilhada. Apesar de parecer grande, a pizza na Itália tem uma massa mais final e ela não é carregada de recheio como é no Brasil, então a pizza que parece ser grande para comer sozinho acaba sendo o suficiente para sair feliz do restaurante.
- Os italianos tem muito orgulho dos seus vinhos, e cada região tem o seu, por isso não perca a oportunidade de pedir o vinho da casa nos restaurantes, você não vai se arrepender. Geralmente o vinho acaba saindo mais barato do que pedir um refrigerante.
- Algo que como brasileiros podemos estranhar é o café da manhã na Itália. Geralmente o café é composto por um cappuccino e um pão doce. Mas em locais mais turísticos você irá conseguir encontrar alguns lanches salgados para acompanhar o seu café.
- Uma coisa importante de se saber ao entrar em um café na Itália é que muitas vezes o preço é mais caro para comer sentado do que para comer no balcão. Então se te perguntarem se você vai comer no balcão ou se você vai se sentar, é para passar o preço correto.
- Uma coisa que achei muito interessante na Itália são os aperitivos, o conhecido Happy Hour. Muitos bares oferecem um buffet de comida para os clientes que comprarem uma bebida. Geralmente o preço da bebida é um pouco mais caro que o normal, mas isso porque você vai poder comer a vontade no buffet. Alguns são mais simples, mas existem locais que oferecem opções variadas, com pizza, pasta, pães e frios.
- Uma coisa que eu adoro na Itália são as fontes de água potável espalhadas pelas cidades. Então sempre tenha com você uma garrafinha de água, assim você pode encher sempre que precisar em alguma das várias fontes que você encontrará pelo caminho. Não se preocupe, se a água não for potável, terá um aviso.
- Em algumas cidades, principalmente as menores, muitas lojas e atrações turísticas fecham para horário de almoço, que é entre 12:00 - 14:00.
Комментарии