top of page

O encantador comune dos mosaicos - Ravena

  • Writer: Ana Claudia Cavallari
    Ana Claudia Cavallari
  • Nov 8, 2018
  • 6 min read

Ravena fica na região da Emília-Romanha e foi a terceira capital do Império Romano. Além da sua grande importância histórica, ela é conhecida principalmente por seus mosaicos de tirar o fôlego.

Basílica di San Vitale

Com 8 monumentos declarados como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1996, é de se imaginar a importância e beleza que esse pequeno comune guarda. Apesar de não ganhar destaque como um importante ponto turístico na Itália, eu recomendo fortemente a parada em Ravena, principalmente por estar perto de Bolonha, podendo ser uma parada estratégica, e maravilhosa, no seu roteiro. A pequena cidade é perfeita para passar o dia caminhando, principalmente porque a maioria das ruas no centro histórico são pedonais, perfeita para se perder sem se preocupar, com diversas lojas e restaurantes ao longo de suas ruas e vielas. É possível conhecer os principais pontos turísticos em um dia sem muita correria, mas para realmente conhecer tudo que a cidade pode oferecer, recomendo ficar pelo menos 2 dias em Ravena.


Os 8 monumentos declarados como Patrimônio são: Basílica de São Vital, Mausoléu de Gala Placídia, Batistério Neoniano, Capela arcebispal, Basílica de Santo Apolinário Novo, Batistério Ariano, Mausoléu de Teodorico, e a Basílica de Santo Apolinário em Classe. Mas além deles existem outras paradas que valem a pena, como a Piazza del Popolo, a Tumba de Dante Alighieri, a Igreja de São Francisco, o Duomo e o museo nazionale di ravenna.


A cidade tem muito a oferecer para quem a visitar, e vamos falar um pouco de cada um desses lugares, mas antes vamos entender um pouco da história de Ravena e a sua importância na história da Itália.

Algo legal de se fazer enquanto percorre as ruas de Ravena é reparar nas placas feitas de mosaico, um detalhe bem charmoso.

Ravena foi a última capital do Império Romano, entre 402 e 476 d.C, com Flávio Rômulo Augusto como último Imperador, que foi deposto pelo líder Odoacro, que deu fim ao Império Romano. Então o comune presenciou em 476 d.C o início da Idade Média e se tornou a capital do Reino da Itália até 533 d.C, quando foi conquistada pelos bizantinos, que fizeram os famosos e mais bem preservados mosaicos que vemos hoje, uma verdadeira riqueza para a cidade.


Agora que sabemos um pouco desse importante pedaço da história que se passou em Ravena, vamos conhecer um pouco dos principais pontos turísticos do comune:


Basílica de São Vital

O cartão postal de Ravena é a Basílica de São Vital, que também é um dos monumentos considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Construída em 530 d.C é um dos monumentos mais importantes da arte paleocristã e bizantina, que guarda mosaicos maravilhosos e inesquecíveis, é realmente impressionante ver quão bem conservados eles estão. Seu exterior simples, feito de tijolos aparentes, sem adorno e grandioso se contrapõe ao seu interior acolhedor e muito bem adornado.

Os mosaicos que encontramos aqui retratam passagens do Velho Testamento, mas também retratam o imperador bizantino Justiniano, que foi o patrocinador da obra, e a imperatriz Teodora. É preciso separar um tempo para conseguir reparar em cada detalhe, e em toda beleza que esses mosaicos representam, é de tirar o fôlego.


Localização: Via San Vitale, 17.

Visita: De março a outubro das 9:00 as 19:00 e de novembro a fevereiro das 10:00 as 17:00.

Site Oficial: http://www.ravennamosaici.it


Mausoléu de Gala Placídia

Dentro do mesmo complexo da Basílica de São Vital, se encontra outra construção de interior simples, mas que guarda riquezas incríveis no seu interior, o Mausoléu da imperatriz Gala Placídia, filha do imperador de Constantinopla, Teodósio, e meia irmã do imperador Honório. Esse mausoléu foi construído no século V e seus mosaicos são os mais antigos da cidade. Foi provavelmente encomendado por Gala Placídia, mas nunca chegou a receber os seus restos mortais, já que ela faleceu em Roma.


Localização: Via San Vitale, 17.

Visita: De março a outubro das 9:00 as 19:00 e de novembro a fevereiro das 10:00 as 17:00.

Site Oficial: http://www.ravennamosaici.it


Batistério Neoniano

Esse batistério, conhecido também como Batistério dos Ortodoxos, é um dos mais importantes de Ravena e fica localizado ao lado do Duomo de Ravena e da Capela arcebispal San Andrea. Foi construído em 396 d.C e é uma das construções mais antigas da cidade, sendo considerado o melhor e mais completo exemplo de um batistério dos primeiros tempos do cristianismo.

Também com exterior simples de tijolos aparente, seu interior nos deslumbra decorado todo de mármore e mosaicos impressionantes que retratam o batismo de Cristo, acompanhado dos 12 apóstolos.


Localização: Piazza Duomo, 1.

Visita: De março a outubro das 9:00 as 19:00 e de novembro a fevereiro das 10:00 as 17:00.

Site Oficial: http://www.ravennamosaici.it


Capela Arcebispal San Andrea

Localizada próxima do batistério neoniano, dentro do mesmo complexo, atrás do Duomo, fica a capela arcebispal San Andrea, dentro do museu arcebispal. Infelizmente ela não pode ser fotografada, mas acredite, vale a visita. É uma pequena e linda capela do século V, que foi usada apenas pelos bispos da época. O museu Arcebispal guarda as relíquias do início do cristianismo, como inscrições, mosaicos e jóias.


Localização: Piazza Duomo, 1.

Visita: De março a outubro das 9:00 as 19:00 e de novembro a fevereiro das 10:00 as 17:00.

Site Oficial: http://www.ravennamosaici.it


Duomo di Ravena

Construído no século XVIII pelo arquiteto Gianfrancesco Buonamici, o Duomo que vemos hoje seguiu a planta da antiga catedral existente no local, do século V. Hoje é possível ver resquícios da antiga catedral na cripta, no campanário, e alguns dos mosaicos, que se encontram no Museu arcebispal.

Localização: Piazza Duomo.

Visita: Todos os dias das 7:00 as 12:00 e das 14:30 as 18:30.

Site Oficial: http://www.duomoravenna.it


Batistério Ariano

O batistério ariano, do século V, lembra o batistério neoniano. De exterior simples e interior decorado com mosaicos, em sua cúpula também está representado o batismo de Cristo e os 12 apostolos, mas nesse Cristo aparece com feição diferente, mais feminina e simples. Ele foi construído durante o reinado de Teodorico, para ser um local de batismo dedicado aos arianos, para separar os arianos do local de batismo dos ortodoxos.


Localização: Piazzetta degli Ariani.

Visita: Todos os dias das 8:30 às 19:30.

Site Oficial: http://polomusealeemiliaromagna.beniculturali.it


Piazza del Popolo

Essa é a principal praça de Ravena, sendo a mais movimentada e rodeada de importantes edifícios históricos, além de restaurantes e cafés. Na praça encontram-se o Palazzo Comunale, a prefeitura, reconstruído em 1681, o Palazzetto Veneziano de 1461 e a Igreja do Sufrágio do século XVIII.

Na praça também ficam duas estátuas importantes, a de San Vitale e a de San Apollinaro, e as colunas que a sustentam são resquícios do governo veneziano.


Basílica de Santo Apolinário Novo

A Basílica de Santo Apolinário Novo, do século VI, foi construída na verdade para ser a capela do palácio do Rei Teodorico, para culto privado. A Basílica chama grande atenção por conta dos seus mosaicos, que são tão bonitos e impressionantes que o Papa Gregório ordenou escurecer os mosaicos para que não tirassem a atenção dos fiéis durante a missa. Muitos dos mosaicos foram destruídos, um dos motivos era por ter o rei representado. O "Novo" foi adicionado ao nome para diferenciar essa da Basílica em Classe.


Localização: Via di Roma, 53.

Visita: De março a outubro das 9:00 as 19:00 e de novembro a fevereiro das 10:00 as 17:00.

Site Oficial: http://www.ravennamosaici.it


Basílica de Santo Apolinário em Classe

A Basílica de Santo Apolinário em Classe fica a 8km de Ravena, em uma vila chamada Classe. Para quem tiver interesse de visitar, é possível ir de ônibus ou carro até o local.

Essa igreja do século VI foi consagrada em 549 d.C e manteve até hoje a sua construção original.


Localização: Via Romea Sud, 224 - Classe

Visita: Todos os dias das 8:30 às 19:30

Site Oficial: http://polomusealeemiliaromagna.beniculturali.it


Museo Nazionale di Ravenna

O Museu Nacional de Ravena fica dentro de um antigo Monastério Beneditino e abriga as mais antigas coleções do início do cristianismo e dos monumentos bizantinos de Ravena, assim como achados arqueológicos do Império Romano.


Localização: Via San Vitale, 17.

Visita: De terça a domingo das 8:30 às 19:30

Site Oficial: http://www.polomusealeemiliaromagna.beniculturali.it


Mausoléu de Teodorico

O mausoléu de Teodorico fica um pouco afastado do centro histórico de Ravena e chama grande atenção de turistas e pesquisadores por sua cúpula, que é feita por uma única pedra redonda. Pesquisadores até hoje não conseguiram descobrir como conseguiram essa pedra e como ela foi levada ao local. O mausoléu foi construído em 520 d.C e abriga o corpo de Teodorico, que faleceu em 526 d.C.


Localização: Via delle Industrie, 14.

Visita: Todos os dias das 8:30 as 19:00.

Site Oficial: http://www.polomusealeemiliaromagna.beniculturali.it


Tumba do Dante Alighieri

Dante Alighieri é o maior poeta italiano, considerado o pai da língua italiana, e responsável pela obra mais importante da literatura mundial, a "Divina Comédia". Ele nasceu em Florença em 1265 mas foi exilado em 1317, quando foi para Ravena, onde viveu até 1321, quando faleceu. Em 1780 foi construído um templo para ele, onde se encontra até hoje os seus restos mortais. Dizem que existe uma pequena disputa pelos seus restos mortais com Florença, aonde existe um memorial para ele na Igreja Santa Croce, apenas a espera de conseguir seus restos mortais.


Localização: Via Dante Alighieri, 9.

Visita: Todos os dias das 10:00 as 18:00.


Igreja de São Francisco

A tumba de Dante fica ao lado da Igreja de São Francisco, local onde ele ia para rezar. A igreja que vemos hoje, do século X, foi construída sobre uma antiga igreja do século V. Durante sua construção o solo foi elevado e isso custou os mosaicos existentes na antiga igreja. Em seu interior é possível ver hoje uma cripta submergida e os restos de um mosaico no chão.


Localização: Via Guido da Polenta, 6.

Visita: Todos os dias das 7:00 às 12:00 e das 15:00 às 18:00.

Site Oficial: https://centrodantesco.it

Comments


Sobre nós

Apaixonados pela Itália, nós do Italianos no mundo queremos conectar os amantes desse país com informação.

 

bottom of page