top of page

Os 15 segredos de Bolonha

  • Writer: Ana Claudia Cavallari
    Ana Claudia Cavallari
  • Oct 25, 2018
  • 6 min read

Bolonha é um comune no norte da Itália conhecido principalmente pela sua gastronomia, mas guarda curiosidades interessantes que valem a pena visitar.


A capital da região Emília-Romanha é um comune bem universitário com muita história, boa gastronomia, música e cultura. É nela que se encontra a universidade mais antiga do mundo ainda em funcionamento, misturando muita história com esse ambiente universitário com vida noturna agitada.


Além de ser uma parada imperdível por seus pontos turísticos, esse comune ainda guarda 15 segredos curiosos que merecem fazer parte do seu roteiro.


1. Maldição da Torre Asinelli

O cartão postal de Bolonha são suas duas torres conhecidas como "Due Torri", que antigamente faziam parte de um conjunto de 5 torres, mas 3 delas foram retiradas para dar espaço a novas vias na cidade, e hoje restaram apenas essas duas. A mais baixa, que se chama Torre Garisenda, não permite visitação, e a mais alta, que se chama Torre degli Asinelli, pode ser visitada, caso tenha fôlego para subir os 498 degraus que te levam ao topo da torre.


Além de ter que ter fôlego para subir na Torre Asinelli, é preciso também de coragem, já que existem duas lendas sobre quem decidir subir: A primeira é de que todo universitário que subir na torre não irá se formar, e a segunda é de que todo casal que subir juntos na torre, inevitavelmente vão terminar o relacionamento.


2. Luminária

Na esquina do Palazzo Re Enzo com a Piazza del Nettuno existe uma luminária antiga e muito bonita, que dizem ter uma ligação direta com as maternidades de Bolonha, e acende toda vez que uma criança nasce.


3. Il Voltone del Podestà

No térreo do Palazzo Re Enzo existe uma passagem que liga a Piazza Re Enzo com a Piazza del Nettuno que ficou famosa pelo seu efeito acústico curioso. Essa passagem se chama Voltone del Podestá, e é composta de 4 pilares que sustentam uma abóboda que produz um efeito muito curioso. Se você ficar de frente para um dos pilares e sussurrar algo, a pessoa no pilar oposto ao seu conseguirá escutar tudo o que foi dito.


Claro que esse efeito acústico curioso trouxe algumas lendas em relação a sua utilidade. Uma das lendas diz que eram para pessoas com pestes, como lepra, poderem se confessar. Outra lenda diz que ali era o local aonde juízes podiam se encontrar e conversar sobre julgamentos em andamento sem que ninguém pudesse ouvi-los. De qualquer jeito, hoje se tornou uma brincadeira muito divertida entre os turistas.


4. Fontana del Nettuno

A Fonte do Netuno é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Bolonha. Essa grande fonte com uma escultura de Nettuno em seu topo, feito de bronze, é de Giambologna, que além de ser uma linda peça de arte, guarda um segredo engraçado. De acordo com a lenda, quando a fonte estava quase para terminar, o cardeal da cidade foi analisar a obra e pediu para Giambologna diminuir o tamanho do pênis de Netuno. Apesar de não ter gostado, o artista fez o que foi pedido, mas não sem antes fazer uma ilusão de ótica para mostrar seu descontentamento com o cardeal. E para entender o que eu estou falando, você precisa só dar a volta na fonte, se posicionar próximo das escadas da Biblioteca Salaborsa e você verá que o dedo indicador da mão esquerda faz parecer que a estátua tem uma ereção.


Outras duas curiosidades sobre essa fonte é que durante as duas guerras mundiais, ela foi totalmente desmontada e guardada para que não fosse danificada, e também o logo da Maseratti foi inspirado no tridente de Netuno.


5. Basílica de São Petrônio

A Basílica que vemos hoje na Piazza Maggiore é apenas uma parte do projeto do que seria a maior igreja do mundo. Isso porque a obra começou em 1390 mas foi interrompida em 1663 por falta de recurso e nunca foi finalizada. Podemos observar isso em seu fechamento, onde a parte inferior é revestida por mármore branco e rosa e a parte superior nunca foi concluída e ainda é revestida apenas por tijolos. Também é possível ver sinal da obra não acabada pela última coluna do lado esquerdo estar mais erguida do que a do lado direito. Mesmo o projeto não tendo sido finalizado, ela é hoje a quinta maior igreja católica do mundo.


6. Blasfêmia à Maomé

Algo que chama atenção quando visitamos a Basílica de São Petrônio é a alta seguraça que vemos em sua entrada, sempre com militares fortemente armados, e isso se dá por uma pintura em uma das capelas da Basílica. Na capela IV, da Família Magi, existe um afresco de Giovanni da Modena que representa a obra "o Céu e o inferno" de Dante Alighieri. Na parte do inferno o artista decidiu colocar Maomé sendo torturado. E como sabemos disso? Muito simples, para não deixar dúvidas, o artista decidiu escrever ao lado do corpo "Mohamed".


Esse afresco gera tanta polêmica que a Basílica já foi alvo de duas tentativas de ataques terroristas, e esse é o motivo da necessidade de uma boa segurança na entrada da Basílica. E não se preocupe, é bem fácil achar essa pintura, pois essa é a única capela dentro da Basílica em que você precisa pagar para entrar e ver o afresco de perto.


7. Meridiano

Ainda sobre a Basílica de São Petrônio, em seu interior encontra-se a maior meridiana do mundo com 66,8 metros de comprimento e mede o equivalente a 0,0006 partes da circunferência terrestre.


8. Biblioteca Salaborsa

Na Piazza del Nettuno existe uma grande e linda biblioteca, que está sempre cheia de estudantes e turistas. Um dos destaques dentro do edifício, além de maravilhosa por dentro, é que no seu subsolo existem restos arqueológicos de uma antiga cidade romana do século II a.C. Você pode ver as escavações do térreo da biblioteca, pelo seu chão de vidro, ou você pode ir até o subsolo e caminhar pela escavação.


9. Pórticos

Uma característica marcante de Bolonha são seus pórticos, que fazem com que a cidade seja perfeita para visitar, mesmo embaixo de chuva. Isso porque existem 40km de pórticos que conectam toda a cidade. Outra curiosidade é que se você ir a pé do centro da cidade até o Santuário da Madonna de San Luca, você irá cruzar exatamente 666 arcos em 4 km de pórticos. Se você quiser conferir, você pode iniciar essa caminha na Porta Saragozza e acompanhar a contagem até o Santuário.


10. Canabis?

Falando dos famosos pórticos de Bolonha, existe um que chama a atenção por um escrito bem curioso. No pórtico que fica na Via dell'Indipendenza com a Via Rizzoli é possível ver os escritos "Panis vita, Cannabis protectio e Vinium Laetitia" (Pão é vida, Canabis é proteção e Vinho é diversão), tanto nos arcos como no mosaico da calçada logo abaixo. Acredita-se que isso exista desde o século 17, uma época em que a maconha não era proibida, e na verdade, acreditava-se que era uma substância que protegia o corpo.


11. Flechas

Mais um pórtico que chama atenção pelas ruas de Bolonha é um dos poucos pórticos de madeira que ainda existem na cidade, e fica na frente da Corti Isolani. Nele você pode encontrar 3 flechas que geram uma certa curiosidade. Na foto acima é possível ver uma das flechas, mas no seu total são 3 que carregam, claro, suas lendas do porque estão lá. Uma das lendas diz que uma mulher ficou nua para distrair arqueiros para evitar a morte de um lorde. Outra versão da lenda é que a mulher era uma esposa infiel de um lorde e os arqueiros foram contratados para matar o seu amante, mas erraram o alvo ao vê-la nua.


12. Fontana Vecchia

A Fonte Velha de 1563 fica em uma das fachadas da Biblioteca Salaborsa, na Via Ugo Bassi, e foi projetada pelo arquiteto Tommaso Laureti. A fonte foi construída para oferecer água potável as classes mais baixas da sociedade.


13. Pequena "Veneza"

Para quem não sabe, Bolonha era formada por um sistema de canal do século 13 considerado um dos mais avançados da Europa. Com o tempo os canais foram sendo cobertos para a construção de ruas e casas, mas existe hoje a "Finestrella sul Canale", na Via Piella, que nos traz um pouco dessa história, e lembra um pouco os canais de Veneza. Seu charme está na pequena janela que dá acesso a esse canal.


14. Sala de anatomia

O Palazzo dell"Archiginnasio foi a primeira sede da universidade de Bolonha e hoje abriga a Biblioteca Comunale. Dentro do Palácio fica o Teatro Anatômico, uma antiga sala de aula de anatomia da universidade, toda feita de madeira com uma mesa de mármore ao centro.


15. San Giovanni in Monte

Um dos lados positivos de caminhar por Bolonha é que ela é uma cidade plana, ótima para andar o dia inteiro sem se cansar, mas é possível encontrar uma pequena ladeira na cidade, e no seu topo se encontra a Igreja San Giovanni in Monte. O curioso disso é que essa elevação é artificial e foi construída no século V para facilitar a representação da Paixão de Cristo, já que não existia nenhum lugar na cidade para representar o Monte Calvário.


E aí, o que acharam desses segredos de Bolonha?

Comments


Sobre nós

Apaixonados pela Itália, nós do Italianos no mundo queremos conectar os amantes desse país com informação.

 

bottom of page