top of page

San Marino - Um país dentro da Itália

  • Writer: Ana Claudia Cavallari
    Ana Claudia Cavallari
  • Oct 4, 2018
  • 3 min read

A República de San Marino é um país envolto pela Itália, tem apenas 61 km² e sua capital é a Cidade de San Marino. Ele é um dos microestados europeus como o Vaticano, Malta, Andorra, Mônaco e Liechtenstein.

San Marino foi fundado em 301 por Marinus, um cristão da Dalmácia que junto com seus discípulos se refugiaram no Monte Titano para escapar de perseguições. Sua independência foi reconhecida apenas em 1291 pelo Papa Nicolau IV. Hoje seu centro histórico é considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO.


Apesar de ser um País, não é preciso de visto, nem de passaporte, para entrar em seu território, mas caso queira um carimbo no passaporte, é possível conseguir no centro turístico, pagando uma pequena taxa.

O país é conhecido principalmente por ser tax free, por isso o seu centro histórico é constituído basicamente de muitas lojas de perfumes, óculos, bolsas, roupas e por ai vai, e sempre está cheio de turistas europeus fazendo compras.

Para chegar em San Marino é super fácil, você pode ir de carro, e estacionar próximo ao centro histórico, ou melhor ainda, ir de trem e ônibus. O ônibus que sai em direção a San Marino parte todos os dias de Rimini, então você pode facilmente pegar um trem até Rimini e de lá pegar um ônibus em direção a esse país encantador. O ônibus para no estacionamento do centro histórica e a viagem já faz parte da visita, pois na estrada é possível avistar o país no topo da montanha, uma verdadeira fortaleza.


Alguns dos pontos a se visitar:


Porta de São Francisco

Essa porta é a entrada principal de San Marino, e provavelmente por onde você vai chegar para visitar o centro histórico, e foi construída em 1361.


Palácio Público

O Palácio Público é a sede dos Capitães Regentes, do Conselho Grande e Geral, do governo e também das manifestações civis mais importantes. É aqui que acontece, nos meses de verão, a troca da guarda, um evento interessante de assistir, que acontece a cada 30 minutos.


Localização: Contrada del Pianello.

Visita: Todos os dias das 9:00 as 17:00.

Site Oficial: www.museidistato.sm


Museu da Tortura

O Museu da Tortura é exatamente o que o nome diz, um museu destinado a expor todos os meios de tortura criados e utilizados pela humanidade. Na exposição é possível ver objetos de todo o mundo, com explicações do funcionamento de cada uma. O objetivo do museu é expor a crueldade humana e trazer consciência para o público, para que nunca mais aconteça.


Localização:  Contrada San Francesco n°2.

Visita: Todos os dias das 10:00 as 20:00.

Site Oficial: http://www.thetorturemuseum.it


Chiesa di San Francesco e Museu


Essa igreja dedicada a São Francisco foi construída em 1361, mas passou por uma reforma em 1790 e uma restauração em 1965. Seu interior é simples como sua fachada, sem muitos adornos e cores. Nesse mesmo local se encontra um museu dedicado também a São Francisco.


Localização:  Via Basilicius, 33

Site Oficial: http://www.thetorturemuseum.it


Basílica de San Marino

Essa Basílica foi construída no século XIX sobre as fundações de uma pré-existente igreja românica.


Localização: Piazzale Domus Plebi.

Site Oficial: www.sanmarinosite.com/en/things-to-see/monuments/basilica-of-saint/


Primeira Torre (Guaita)

Essa é a primeira fortificação do século XI. Foi usada oficialmente como sede da Guarda de Rocca em 1754 e também foi usada como prisão.

É possível visitar o seu interior, e é uma visita que realmente vale a pena. Você é transportado para uma época medieval, podendo andar por suas muralhas e subir ao topo da torre. Além de ser tudo lindo por dentro, a visita do topo da torre é impressionante, principalmente por poder ter a vista das outras duas torres da cidade.


Localização: Via Salita alla Rocca.

Visita: Todos os dias das 8:00 as 17:00.


Segunda Torre (Fratta)

A segunda fortificação foi construída sobre as ruínas de um forte da época romana. No século XVI foi incluída no segundo círculo das muralhas defensivas.


Localização: Via Salita alla Cesta.

Visita: Todos os dias das 8:00 as 17:00.


Terceira Torre (Montale)

Montale é a última torre da muralha, construída no início do século XVI. Servia como fortificação de vigia acima das trincheiras em maciços rochosos. Essa é a única torre das três que não se pode visitar, mas você terá uma vista incrível dela de cima das outras torres.


Caso esteja no norte da Itália, essa é uma visita diferente que recomendo 100%. Além de conhecer um país diferente, você terá vistas incríveis e ainda terá a oportunidade de andar em cima das muralhas e conhecer esse sistema de proteção por dentro.

Comments


Sobre nós

Apaixonados pela Itália, nós do Italianos no mundo queremos conectar os amantes desse país com informação.

 

bottom of page