top of page

Um dia em Cinque Terre

  • Writer: Ana Claudia Cavallari
    Ana Claudia Cavallari
  • Sep 27, 2018
  • 3 min read

Cinque Terre, como o nome diz, são 5 terras, Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola, que ficam na costa da Riviera Ligure. Esse comune é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1997 e não é difícil de se entender o porque.

Riomaggiore

Apesar de ser um destino que vale a pena ficar alguns dias, eu sei que muitas vezes não é possível e sobra apenas um dia para encaixar um novo comune no roteiro, e garanto que Cinque Terre é uma parada que vale a pena de se fazer, mesmo que tenha só um dia, e que é possível conhecer todas as terras nesse tempo.


Chegando em Cinque Terre o ideal é se dirigir para a estação La Spezia, se estiver de trem, essa é provavelmente a estação que você vai chegar. Se estiver de carro, existem diversos estacionamentos, pagos e gratuitos, ao redor da estação. A primeira coisa a se fazer na estação é comprar o cartão 5terre, que te dá direito a pegar o trem entre as 5 terras quantas vezes você quiser pelo dia inteiro (mas não esqueça de sempre validar o seu cartão nas máquinas da estação toda vez que for usar o trem, caso você não faça isso, você pode levar uma multa de €50). É possível também fazer todas as terras a pé, o que eu aconselho se você tiver disposição e tempo, mas com um só dia para conhecer todas as terras, essa não é a opção mais viável, pois você não terá tempo o suficiente para fazer toda essa caminhada e ainda curtir tudo que cada terra tem para oferecer.

Monterosso

A terra mais próxima da estação é a Riomaggiore, por isso aconselho começar por Monterosso, que é a última terra em relação a estação La Spezia, para evitar o grande fluxo de turista que desce logo na primeira terra. E além de ser uma ótima estratégia para evitar o maior fluxo de turistas, Monterosso é a única terra de praia, ótima para começar o dia. Lá é possível alugar guarda-sol e aproveitar a praia, que tem uma água super gelada e a areia é na verdade de pedrinhas. Eu adorei essa terra e acho que seria a mais legal para se passar a noite, ela é super movimentada, com muitas lojas, restaurantes e barzinhos.

Vernazza

Saindo de Monterosso, a próxima terra é Vernazza. Essa é uma terra mais pequena, mas cheia de restaurantes e lojas, muito movimentada por turistas. É super charmosa, com seu pequeno porto e ruas estreitas. É possível subir um pouco, em direção as casas, para ter uma vista de todo o porto e os arredores, além de poder conhecer um pouco de como são as casas aonde as pessoas moram.


É nessa terra que se produz o vinho Vernaccia, onde você poderá comprar nas lojas e restaurantes.

Corniglia

A próxima terra é a Corniglia e já aviso, não é aconselhável para quem tem problemas de mobilidade. Da estação de trem até a cidade é uma grande escadaria que parece não ter fim, mas garanto que vale a pena.


Essa terra é bem pitoresca, logo no início existe uma praça central com a igreja da cidade, e o restante dessa terra é formada por pequenas vielas e com uma vista incrível no final de toda a costa. De todas é a que parece mais vazia, talvez pelo fato de ser a mais "difícil" de se chegar.

Manarola

A penúltima parada é Manarola, a terra que mais gostei, por ser muito gostosa de caminhar e por ter um mirante maravilhoso com casinhas lindas e coloridas. É  a terra mais antiga de todas e considerada a mais fotogênica. É conhecida principalmente por seu vinho Sciacchetrà.

Via del'amore

A última parada antes de ir embora é Riomaggiore. Entre Manarola e Riomaggiore eu recomendo trocar o trem e ir caminhando. Isso porque existe uma conexão que se chama Via del'amore, conhecida por sua vista espetacular que faz a caminhada valer muito a pena.

Riomaggiore

Riomaggiore é a terra para fechar o dia com chave de ouro. A cidade é uma graça, bem pequena e cheia de casinhas coloridas, não tem como não se apaixonar. No final você se depara com um mirante que garante uma boa vista, e um local para se alugar kayak e pequenos barcos caso o mar esteja favorável.


Cinque Terre é um passeio para sair encantado, é tanta beleza natural misturada com arquitetura simples e aconchegante, que dá vontade de nunca mais ir embora.

Comments


Sobre nós

Apaixonados pela Itália, nós do Italianos no mundo queremos conectar os amantes desse país com informação.

 

bottom of page