top of page

Um dia em Veneza

  • Writer: Ana Claudia Cavallari
    Ana Claudia Cavallari
  • Jul 26, 2018
  • 3 min read

Veneza, a cidade do romance, se localiza na região do Veneto, sendo seu capoluogo, em um grupo de 117 ilhas separadas por canais e ligadas apenas por pontes no Mar Adriático.

Ponte dos Suspiros - Veneza

Essa cidade que é o sonho de muitas pessoas foi rica em quase toda a sua existência, sendo uma potência marítima na Idade Média e Renascimento e centro comercial importante para seda, fibra e especiarias. O centro histórico da cidade é todo pedonal, tendo como único meio de transporte os barcos.


Decidimos separar um roteiro rápido na cidade, com os principais pontos turísticos, para quem tem apenas um dia para conhecer essa cidade apaixonante, ou para quem quer fazer apenas um bate e volta de alguma cidade próxima.

Chegando na estação central de Veneza você terá duas opções para chegar até a Piazza San Marco, que é o ponto central da cidade, você pode pegar o vaporetto, que é o meio de transporte a barco em Veneza, ou você pode cruzar a ponte e ir a pé. O vaporetto irá chegar mais rápido e você poderá ir observando as construções pelo Grande Canal durante o seu caminho, já ir a pé te permite conhecer Veneza de outro ângulo, suas ruas e vielas, suas pequenas praças e todas as suas pontes. O meu conselho é ir a pé e ir "se perdendo" por essa cidade encantadora.

Ponte Rialto - Veneza

O primeiro ponto turístico que você irá cruzar antes de chegar a Piazza San Marco é a Ponte Rialto. Essa é a ponte mais antiga e famosa de Veneza, isso porque antigamente era a única forma de atravessar o Grande Canal, e se tornou o centro mais importante de comércio entre os dois lados do canal. Na sua extensão existem diversas lojas que vendem comida, roupas e os souvenires clássicos de Veneza.

Basílica de San Marco - Veneza

Chegando na Piazza San Marco você irá se encantar com o tamanho e com a beleza de todos os edifícios ao redor, principalmente da Basílica de San Marco. Napoleão descreveu essa praça como o "salão mais belo da Europa", e tenho certeza que você irá concordar com essa afirmação.

A Basílica de San Marco é o ponto principal a ser visitado na praça. Sua entrada é gratuita e ela é tão linda por dentro quanto por fora. Ela é toda decorada em mosaico de ouro e mármore e a única visita que paga dentro da Basílica é para ver o Palad'Oro, um grande painel de ouro coberto por pedras preciosas do século X.

Campanário - Veneza

Saindo da Basílica há um campanário, que é a torre do sino que pode ser visto de diversos pontos da cidade. Infelizmente o que vemos hoje é uma réplica do original que desabou em 1902.

Palácio Ducale - Veneza

Outro edifício que chama atenção na praça é o Palácio Ducale, construído no século IX para ser residência oficial dos governantes. O Palácio é conectado à Prigioni Nuove, o primeiro edifício no mundo a ser construído para funcionar como prisão. A conexão é feita por um dos cartões postais de Veneza, a Ponte dos Suspiros. A ponte era a última passagem dos condenados para a prisão depois de serem julgados, e o nome vem da lenda que nela podia se escutar os últimos suspiros dos presos.

Lido

Após conhecer bem a praça, a minha dica é ir conhecer outras ilhas, e para isso é só pegar um vaporetto em direção a uma das ilhas.

A primeira ilha interessante é Lido. Essa ilha é conhecida principalmente pelo Festival Internacional de Cinema de Veneza que atrai diversas celebridades. Outro ponto de interesse nessa ilha é o seu casino, considerado o mais antigo do mundo, de 1630.

Burano

Outra ilha conhecida e que vale a parada é Burano. Todas as suas casas são coloridas e o produto de destaque vendido na ilha são as suas rendas. É uma ilha bem pequena e que rapidamente você consegue percorrer a pé.

Murano

A última ilha que aconselho você a ir visitar nesse dia é Murano. Acho que todo mundo já ouviu falar dos vidros de Murano e é aqui que se concentram as suas fábricas e lojas. Foi ordenado pelo prefeito de Veneza que todas as fábricas de vidro fossem para Murano, para evitar qualquer problema em Veneza, e agora essa ilha é ponto principal para quem tem interesse em ter um item de decoração feito em vidro. Se você tiver sorte, poderá ver pessoalmente esse trabalho artesanal sendo feito em uma das diversas lojas da ilha.


Saindo dessa última ilha eu aconselho pegar o vaporetto até a estação de trem novamente, assim você consegue conhecer o percurso tanto a pé como de barco.

-

Basílica de San Marco

Localização: Piazza San Marco.

Visita: De novembro a junho das 9:30 as 17:00 e de julho a outubro das 9:45 as 17:00. Entrada: Gratuita.

Site Oficial: www.basilicasanmarco.it


Campanário

Localização: Piazza San Marco.

Visita: Todos os dias das 9:30 as 17:30. Entrada: €8.

Site Oficial: www.basilicasanmarco.it


Palácio Ducale

Localização: Piazza San Marco, 1.

Visita: De abril a outubro das 8:30 as 19:00 e de novembro a março das 8:30 as 17:30. Entrada: €20.

Site Oficial: palazzoducale.visitmuve.it/

Comments


Sobre nós

Apaixonados pela Itália, nós do Italianos no mundo queremos conectar os amantes desse país com informação.

 

bottom of page