top of page

Um pedaço da Áustria na Itália - Bolzano

  • Writer: Ana Claudia Cavallari
    Ana Claudia Cavallari
  • Nov 22, 2018
  • 4 min read

Quer se sentir fora da Itália sem sair do país? Então não deixe de conhecer Bolzano, um comune italiano com grande influência austríaca.

A região de Trentino-Alto Ádige é bem marcante por sua influência alemã e tem como capoluogo Trento. Essa região só foi anexada a Itália após a Primeira Guerra Mundial, e é uma região autônoma que faz fronteira com a Áustria e a Suiça.


Bolzano é uma província autonoma que faz parte da região Trentino-Alto Ádige, mais especificamente da parte Alto Ádige, sendo seu capoluogo. O mais curioso ao se visitar essa cidade é perceber que todas as placas estão em alemão e italiano, as duas línguas oficiais de Bolzano, e descobrir que a maior parte da população fala alemão. Hoje ela é considerada uma das melhores cidades para se viver na Itália, por conta da sua qualidade de vida, com ótima qualidade do ar, serviços eficientes, lazer, educação e emprego.

Essa região só foi anexada a Itália após a Primeira Guerra Mundial, junto com a província de Trento, ambas eram parte da Áustria. Quando anexada a Itália, foi criada uma lei de que os direitos dos habitantes de língua alemã deveriam ser respeitados e lhe foi garantida autonomia. Até hoje esses direitos são respeitados, por isso os cidadãos tem direito de usar qualquer uma das línguas oficiais, alemão e italiano, nos edifícios públicos, e existem até escolas separadas para a língua alemã e italiana.


A cidade tem um ar tranquilo e acolhedor, perfeita para passear tranquilamente e sem correria, conhecendo tudo que esse comune tem para oferecer. Alguns locais importantes merecem estar no seu roteiro, como:


Piazza Walther

Essa é a principal e mais movimentada praça de Bolzano, o centro dos acontecimentos do comune. Nessa praça você encontra diversos restaurantes, bares e cafés, o lugar perfeito para aproveitar a paisagem e observar a cidade e suas construções.


É nessa praça que fica os mercadinhos de Natal, uma grande atração do final de novembro que dura até começo de janeiro. Esse mercadinho começou em 1991 e vem crescendo desde então. Nele se encontra itens selecionados de natal, assim como comidas e bebidas tipicas.


Essa praça foi construída em 1808 com o nome de Maximiliano da Baviera, que ordenou a sua construção, mas em 1901 vou renomeada para Piazza Walther, uma homenagem a um dos maiores poetas e trovador alemão, Walther Von Der Vogelweide, tendo em seu centro uma estátua em sua homenagem.


Localização: Piazza Walther.


Piazza delle Erbe

Essa praça é famosa pelo mercado de frutas e legumes que existe desde o século XIII. Hoje cresceu e vende também doces, pães e queijos. Um ótimo lugar para conhecer o ritmo da cidade e como as pessoas vivem bem nela.


Localização: Piazza delle Erbe.


Catedral de Bolzano

A Catedral fica de frente a Piazza Walther e é o edifício de maior destaque. Sua construção é do século XIII em estilo românico, mas foi reformada em estilo gótico. O ponto curioso dessa Catedral é o Portale del Vino que fica na face norte da construção, um resquício da história de quando vinho era vendido exclusivamente pela Igreja, um privilégio que foi concedido pelo Arquiduque Alberto, da Áustria.


Localização: Piazza Duomo.

Visita: De segunda a sexta das 7:30 as 18:00 e de sábado e domingo das 8:00 as 20:00.

Site Oficial: dompfarre.bz.it


Museu de arte moderna e contemporânea

O museu foi fundado em 1985 e foi inaugurado em 1987 inicialmente focado em arte moderna, em 2001 incluiu em seu portfólio obras de arte contemporânea. O edifício que vemos hoje foi construído em 2008 pelo escritório alemão KSV e é um contraste com o seu entorno. As fachadas do edíficio são feitas em vidro para conectar o centro histórico com a cidade moderna que vemos ao atravessar o edíficio, e nos deparar com o rio Talvera, em que é possível atravessar através de uma ponte curva de metal e vidro que parece uma obra de arte do museu.


Localização: Piazza Piero Siena 1.

Visita: De terça a domingo das 10:00 as 18:00 e de quinta das 10:00 as 22:00.

Site Oficial: www.museion.it


Museu arqueológico

O museu arqueológico tem um acervo de objetos encontrados na Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro, mas a atração principal é com certeza o Otzi, conhecido também como o Homem do Gelo. Otzi é um homem que foi encontrado por um casal em 1991 no meio de uma geleira nos Alpes, totalmente preservado pelo gelo. De acordo com pesquisas e estudos ele morreu há mais de 5.000 anos com 40 anos de idade e provavelmente por ter sido atingido por uma flecha. Foi possível entender e conhecer mais sobre a vida naquela época após tê-lo encontrado, foi possível entender como se vestiam, o que usavam para se proteger do frio e como caçavam. Seu corpo está exposto no museu dentro de uma câmara refrigerada junto com a roupa que vestia e todos os objetos que foram encontrados junto.


Localização: Via Museo, 43.

Visita: De terça a domingo das 10:00 as 18:00.

Site Oficial: http://www.iceman.it


Via Portici

O principal centro de compras de Bolzano. Nessa via estão todas as maiores e mais famosas lojas, podendo encontrar de tudo, desde souvenires a roupas de ski e escalada.


Localização: Via portici.


Monumento da Vitória

O monumento da Vitória foi inaugurado em 1928, no aniversário de Cesare Battisti e foi construído pelo arquiteto Marcello Piacentini. A construção foi encomendada por Benito Mussolini e foi dedicada aos mártires da Primeira Guerra Mundial. Esse monumento tem sido um ponto de tensão na cidade de Bolzano entre os italianos e alemães, e tiveram diversas tentativas de ataques para destruir o monumento. Em 2014 ele foi reaberto ao público com uma exposição permanente chamada de "Um monumento, uma cidade, duas ditaduras", que foca na história do monumento no contexto do fascismo e da ocupação nazista, e procura trazer união e desfazer a tensão histórica que o monumento representa.


Localização: Piazza della Vittoria.

Visita: De abril a setembro, terça a domingo das 11:00 as 13:00 e das 14:00 as 17:00 e de quinta das 15:00 as 21:00. De outubro a março, de terça a sábado das 10:30 as 12:30 e das 14:30 as 16:30 e de domingo das 10:30 as 12:00 e das 15:00 as 17:00.

Site Oficial: http://www.monumentoallavittoria.com/it.html


Agora que conheceram um pouco desse comune pequeno, mas incrível, dá vontade de arrumar as malas e ir correndo conhecer né?

Comments


Sobre nós

Apaixonados pela Itália, nós do Italianos no mundo queremos conectar os amantes desse país com informação.

 

bottom of page